O que é um e-reader?
Você já deve ter ouvido falar sobre o e-reader. Cada vez mais a procura por este tipo de aparelho vem aumentando, principalmente como uma alternativa de presente em datas especiais para quem lê bastante e procura mais praticidade.
Mas afinal, o que é um e-reader?
Um e-reader é nada mais do que um leitor de livros digitais. Um pequeno aparelho que tem como função principal mostrar em uma tela para leitura o conteúdo de livros digitais (e-books) e outros tipos de mídia digital. Ele possui a melhor tecnologia disponível para leitura de livros digitais.
Tinta eletrônica
Sempre que você olha para telas com brilho os seus olhos precisam se adaptar. Essa mudança de percepção da iluminação entre uma tela com brilho e um ambiente escuro podem resultar em um cansaço dos olhos.
Um dos diferenciais do e-reader em relação ao tablet, é o fato de ele utilizar a tecnologia de tinta eletrônica, também chamada de papel eletrônico ou e-ink. Essa tecnologia dispensa a utilização de iluminação e aproxima a sensação de se ler um livro convencional impresso. Dessa maneira você não cansa seus olhos e não se incomoda com possíveis reflexos na tela que atrapalham a leitura.
Para saber mais sobre o e-ink leia o post: “O que é o e-ink, ou tinta eletrônica?”.
Duração da bateria
O Kindle, por ter uma tela de e-ink, acaba tendo a vantagem de consumir bem pouca bateria, pois ele não consome energia para exibir alguma página de texto. A duração da bateria pode durar por até um mês com uma carga única, considerado meia hora de leitura por dia com o wi-fi desligado.
Formatos de leitura
Entre os formatos mais populares estão o AZW, EPUB, PDF e Mobi. O Kindle não oferece suporte ao formato EPUB, pois tem o seu formato proprietário AZW, porém aceita os outros formatos, além do TXT e PRC. Há programas gratuitos, como o Calibre, que podem converter entre formatos, permitindo o uso de livros digitais de outros modelos. Veja como fazer o procedimento.
Tipos de e-readers
Existem alguns bons modelos disponíveis no mercado, como o Kindle da Amazon, o Lev da Saraiva e o Kobo da Livraria Cultura. Estes aparelhos apresentam variações de alguns fatores como compatibilidade, memória e conectividade.
O mais popular dos e-readers é o Kindle, criado pela Amazon e lançado em meados de 2007 nos Estados Unidos (e em 2009 no Brasil). Para saber mais sobre as versões do aparelho visite o post “Quais as diferenças entre os modelos do Kindle”.
Preço
Os e-readers são baratos. Para comprar um tablet razoável você gastará em torno de R$ 700. Já, um Kindle básico, sem recursos extras e iluminação, custa R$ 299 ou menos. Além disso, normalmente o custo dos livros digitais são bem inferiores aos livros convencionais, regularmente a Amazon realiza ofertas e promoções e você ainda pode encontrar obras em domínio público, ou seja, gratuitas.
Add Comment